Serão 4 módulos entregues em 2 dias e fundamentais para identificar o STATUS atual da sua fazenda e PLANEJAR o próxima estação. Um grupo de pecuaristas imersos durante 2 dias em um ambiente controlado com um único objetivo: LUCRAR COM A PECUÁRIA DE CORTE. Se você não tem uma fazenda competitiva, ou seja, tão lucrativa ou mais que a agricultura, e quer aprender o caminho para tal, aqui é o seu lugar!
TÉCNICAS AGRONOMICAS E ZOOTÉCNICAS, DE EFICÁCEA CONHECIDA, QUE EM POUCOS MESES PERMITIRÃO UM AUMENTO DOS ÍNDICES ZOOTÉCNICOS E CONSEQUENTEMENTE MAIOR RENTABILIDADE
“A rentabilidade e produtividade do seu gado no futuro depende da sua gestão, dos seus manejos, das suas implementações HOJE . Saber identificar os ERROS, e corrigi-los a tempo, vai refletir na produtividade”
“Seu patrimônio, seu agronegócio, nunca serão maiores que você! ATUALIZE-SE, INFORME-SE, EVOLUA SUA MENTE COM TÉCNICAS que vão melhorar a performance da sua fazenda. NA IMERSÃO vamos trabalhar fulltime com RECOMENDAÇÕES técnicas”.
Animais que consomem dietas desequilibradas (quantidade e qualidade), geram prejuízos econômicos para o projeto, pois exigem mais área de pastagem e tempo para alcançar as metas de desempenho.
Nossos bovinos de corte são alimentados quase que exclusivamente a pasto, mas o fornecimento de suplementos e rações adequadas aos animais, possibilita um melhor uso da forragem, podendo acarretar maiores consumos de matéria seca (% do peso vivo), lotação (UA/ha) e ritmo de crescimento (kg por cabeça ao dia).
A melhoria dessas características proporciona redução na idade do início da reprodução nas fêmeas e idade de abate nos machos, permitindo trabalharmos com valores inferiores a dois anos, além de melhorar a qualidade da carcaça produzida (peso e cobertura de gordura). Esses fatores aumentam a eficiência financeira de todo o sistema de produção e contribuem para o aumento da produção de carne de qualidade.
Todo programa nutricional de animais em pastagens deve levar em consideração a estacionalidade de produção de forragens, com uma fase, ou período, de oferta elevada destas, de boa qualidade e outra com menor disponibilidade de forragem das quais, quando presentes, apresentam valor nutritivo inferior às exigências para desempenhos satisfatórios de uma pecuária sustentável.
O acúmulo de massa de forragem (kg/ha) é mais elevado quando as condições climáticas são favoráveis. Nestas condições, as forragens são pastejadas com elevado valor nutritivo (% de digestibilidade e proteína) e o desempenho é elevado (kg/cabeça/dia).
Quando as condições de crescimento do capim são desfavoráveis, os animais não têm atendidas suas exigências, o que reduz o desempenho, aumenta a idade de abate e da primeira cria, além de piorar os índices reprodutivos (kg de bezerro por vaca e área).
Os animais apresentam exigências nutricionais que variam com o sexo, peso, estado fisiológico, tamanho da carcaça, condição corporal e metas de desempenho esperado. O potencial genético de cada categoria só será expresso quando a dieta, que é composta por pastagens e suplementos, atenderem todas as necessidades dos animais.
Definitivamente, animais bem nutridos são a base de uma pecuária sustentável!
Como está o seu balanço planejado/realizado? Como estão as metas, os números?
Identifique as boas oportunidades para montar no cavalo que passa arreiado. Se proteja das ameaças e enfrente obstáculos. Busque ajuda nas suas fraquezas, e irradie, ensine, exerça suas virtudes!
O que você está fazendo igual sempre fez, mas não está mais dando tão certo?
O que você está implementando de novo e está indo muito bem? Quais tem sido suas maiores dúvidas e dificuldades para colocar o plano em prática? O que o grupo, ou os indivíduos em separado podem fazer para ajudar?
Bora lá fazer esse ano ser memorável, mas que sejam memórias boas, prazerosas e de um ano LUCRATIVO, e não apenas de um ano mediano!